1/11
CONCURSO PÚBLICO
PRAÇA URBANA
ANO 2003
ÁREA 16.116m2
LOCALIZAÇÃO  Alcanena, Portugal
A praça - Apresenta-se como elemento gerador de grande força dinâmica, que projecta em seu redor elementos urbanos e paisagísticos que estabelecem firmes relações com a envolvente.
O anfiteatro - Elemento que emerge contra a natureza do terreno e é enquadrado por um conjunto de árvores de grande porte de modo a ocultar as “vistas” do cemitério.
A plataforma do hotel - No quadrante do hotel, propomos um cenário urbano materializado numa plataforma/miradouro animada por bancos de betão que contêm árvores iluminadas por projectores embutidos.
As zonas verdes - Os restantes quadrantes surgem como resposta à necessidade de criação de espaços verdes, onde o convite à estadia é potenciado pela existência de sequências de árvores.
Assim, o quadrante junto ao mercado é animado por bancos circulares pintados de várias cores, enquanto o quadrante oposto acolhe dois volumes relvados, que convidam o transeunte a experiências múltiplas (andar, correr, deitar-se, …).
A água -Para a praça, projectámos de dois espelhos de água que contribuem para a recuperação do equilíbrio ambiental, ao mesmo tempo que qualificam a praça com a subtileza do seu som e imagem.
Deficientes motores - A proposta pretende convidar as pessoas a experimentar este espaço através de percursos materializados em rampas de suaves, sem barreiras físicas, e com lugares de estacionamento automóvel adaptados a deficientes motores

TELEFONE

(+351) 964217282

E-MAIL

MORADA

Rua Gregório Lopes, Lote 1515-Loja 4
1400-195 Lisboa

FOLLOW US

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

ATELIER DE ARQUITECTURA
CARLOS GONÇALVES